Algumas Medidas Importantes!!!

Galera! Aqui estão algumas medidas importantes para os que se aventuram no mundo da mecânica da CB 400/450. Vou tentar simplificar os pontos importantes ao máximo, mas as vezes a coisa é complexa!

 

Comando de Válvulas

O Comando de Válvulas é responsável pela abertura e fechamento das válvulas, ou seja o desempenho da motoca depende diretamente dessa pecinha e os componentes que trabalham em conjunto. Quando temos um comando gasto ou empenado, não temos a eficiência necessária para o desempenho da motoca.

Na Figura vemos alguns pontos destacados. 

A medida 'A' tem diferença nos modelos CB 400 I e II, CB 450 e CBR 450

Medida A (Ressalto do Comando)

CB 400 I e II

 Admissão: 37,280 - 37,440

Escape: 37,313 - 37,473

CB 450

Admissão: 37,008 - 37,208

Escape: 37,040 - 37,240

CBR 450

Admissão: 37,028 - 37,188

Escape: 37,060 - 37,220

Medida B e D (Ø Externo do Comando)

As Folgas entre o comando de válvulas e os mancais do comando, por padrão deverá estar entre 0,040 - 0,191 (Medida B) e 0,090 - 0,191 (Medida D)

É muito importante analisar toda a superfície do Comando de Válvulas, pois este deverá estar bem retificado para não ter desgaste prematuro.

Lembrando que essas são as medidas padrão e não limites de uso!

 

Diagrama de Abertura e Fechamento das Válvulas

Galera! Esse diagrama traduz quando a válvula começa abrir e termina de fechar. Espero que esteja bem simplificado para entendimento de todos!


Esse é o Diagrama que eu fiz do tempo de Abertura e Fechamento das Válvulas da CB 400. Na Fase de Admissão (Azul) a Válvula começa a abrir quando o comando estiver à 10° Antes do Ponto Morto Superior e termina de fechar à 35° Depois do Ponto Morto Inferior. Para a Exaustão é a mesma coisa, ela começa a abrir quando o comando estiver à 40° Antes do Ponto Morto Inferior e termina de fechar quando estiver à 10° Depois do Ponto Morto Superior. Lembrando que no ponto médio de cada período de abertura é o Ponto Máximo de Abertura das Válvulas. 

Se o Comando estiver desgastado, poderá acabar atrasando o ponto de abertura e fechamento, assim como o ponto máximo de abertura não ter a abertura total necessária para uma alimentação correta.

 

 

 

 

Comando de Válvulas

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Artigos Técnicos

Como escolher Óleo Lubrificante!

23/04/2010 09:21
Pessoal, queria deixar umas dicas para escolha do óleo para o motor de nossas Motocas!!! São muitas opções e poucas informações, então vou tentar ajudá-los!!!  Qual a diferença entre óleo sintético e mineral????  O óleo sintético, como o próprio nome já diz, é concebido através de reação química e não de processamento do petróleo. Por esse motivo é um óleo onde se consegue baixa viscosidade (mais fino), enquanto o óleo mineral só consegue chegar no máximo 15W50 se não me engano. Quando você vê um óleo 5W30 mostra a viscosidade...

Tópico: Artigos Técnicos

Duvida

Data: 31/03/2021 | De: Vinicius santos rodrigues pereira

Então se eu colocar o comando da cb 400 na 450 ela vai ter mais rendimento ?

tenhopeças de cb 400 e 450

Data: 11/01/2016 | De: gabriel santos

telefone 012 992469345

Re:tenhopeças de cb 400 e 450

Data: 30/01/2016 | De: Guilherme

Procuro um Virabrequim stander...

Re:tenhopeças de cb 400 e 450

Data: 30/01/2016 | De: Guilherme Martins

Eu procuro o Virabrequim da CB400

Re:Re:tenhopeças de cb 400 e 450

Data: 19/07/2019 | De: Silmar

Pode me ligar ,
11- 9 84437622 - Silmar

Re:Re:tenhopeças de cb 400 e 450

Data: 19/07/2019 | De: Silmar

Pode me ligar.
Silmar - 11- 984437622

Re:tenhopeças de cb 400 e 450

Data: 19/02/2018 | De: Tiago

Preciso do virabrequim da 450

Re:Re:tenhopeças de cb 400 e 450

Data: 22/02/2018 | De: Julio


Tenho um virabreuim da 450 ,acredito ser standart,se alguem interessar.

adtivo b12

Data: 04/11/2015 | De: gesner

Se lerem o frasco do bardal e entenderem que redutores de atrito são para as partes de mentais. Não afetará em nada a embreagem ou bomba de óleo. Aos entendidos de óleo não poderíamos então nem colocar (bardal b12) nos carros tbm. Pois há peças de borrachas como retentores e vedadores. Pois meu carro tbm tem mangueiras e uso bardal. E já a durabilidade das mangueiras aumentou em muito. E também o consumo de combustível. Tanto na minha cb quanto no meu carro. Pra ter ideia na rodovia minha cb fez 23,5km/l. Na velocidade de 90/100km e meu peso e de 100kl. So resta a mim a falar não falem besteiras a respeito doque não sabem.

Lubrificantes e adtivos

Data: 17/10/2015 | De: Gesner

No nosso país não existe lubrificantes qualificados. Até hj não vi omologacao dói metrô para eles. Eu uso móbil 4t e barral b12 paus para motos e sei que melhorou muito o som do motor. Mas só nos resta rezar pois desde gasolina até lubrificantes, nosso país são os piores existentes no mercado.

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