Algumas Medidas Importantes!!!

Galera! Aqui estão algumas medidas importantes para os que se aventuram no mundo da mecânica da CB 400/450. Vou tentar simplificar os pontos importantes ao máximo, mas as vezes a coisa é complexa!

 

Comando de Válvulas

O Comando de Válvulas é responsável pela abertura e fechamento das válvulas, ou seja o desempenho da motoca depende diretamente dessa pecinha e os componentes que trabalham em conjunto. Quando temos um comando gasto ou empenado, não temos a eficiência necessária para o desempenho da motoca.

Na Figura vemos alguns pontos destacados. 

A medida 'A' tem diferença nos modelos CB 400 I e II, CB 450 e CBR 450

Medida A (Ressalto do Comando)

CB 400 I e II

 Admissão: 37,280 - 37,440

Escape: 37,313 - 37,473

CB 450

Admissão: 37,008 - 37,208

Escape: 37,040 - 37,240

CBR 450

Admissão: 37,028 - 37,188

Escape: 37,060 - 37,220

Medida B e D (Ø Externo do Comando)

As Folgas entre o comando de válvulas e os mancais do comando, por padrão deverá estar entre 0,040 - 0,191 (Medida B) e 0,090 - 0,191 (Medida D)

É muito importante analisar toda a superfície do Comando de Válvulas, pois este deverá estar bem retificado para não ter desgaste prematuro.

Lembrando que essas são as medidas padrão e não limites de uso!

 

Diagrama de Abertura e Fechamento das Válvulas

Galera! Esse diagrama traduz quando a válvula começa abrir e termina de fechar. Espero que esteja bem simplificado para entendimento de todos!


Esse é o Diagrama que eu fiz do tempo de Abertura e Fechamento das Válvulas da CB 400. Na Fase de Admissão (Azul) a Válvula começa a abrir quando o comando estiver à 10° Antes do Ponto Morto Superior e termina de fechar à 35° Depois do Ponto Morto Inferior. Para a Exaustão é a mesma coisa, ela começa a abrir quando o comando estiver à 40° Antes do Ponto Morto Inferior e termina de fechar quando estiver à 10° Depois do Ponto Morto Superior. Lembrando que no ponto médio de cada período de abertura é o Ponto Máximo de Abertura das Válvulas. 

Se o Comando estiver desgastado, poderá acabar atrasando o ponto de abertura e fechamento, assim como o ponto máximo de abertura não ter a abertura total necessária para uma alimentação correta.

 

 

 

 

Comando de Válvulas

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Artigos Técnicos

Como escolher Óleo Lubrificante!

23/04/2010 09:21
Pessoal, queria deixar umas dicas para escolha do óleo para o motor de nossas Motocas!!! São muitas opções e poucas informações, então vou tentar ajudá-los!!!  Qual a diferença entre óleo sintético e mineral????  O óleo sintético, como o próprio nome já diz, é concebido através de reação química e não de processamento do petróleo. Por esse motivo é um óleo onde se consegue baixa viscosidade (mais fino), enquanto o óleo mineral só consegue chegar no máximo 15W50 se não me engano. Quando você vê um óleo 5W30 mostra a viscosidade...

Tópico: Artigos Técnicos

oleo na hornet

Data: 17/10/2012 | De: valmir

tenho uma hornet 2011 o manual manda por oleo 10w30, mas eu acho muito fino gostaria de usar um oleo 15w50 posso usar ou vai dar algum problema?

ADITIVO X OLEO II

Data: 27/11/2011 | De: André

GALERA DA UMA OLHADA NESTE LINK https://r19club.com/catalogos/classificacao-dos-oleos-lubrificantes-parte-1/, ele esclarece muito sobre classificaçao de oleo lubrificante, o manual da cb 400/ 400II de 1983 diz para utilizar um oleo de boa qualidade que atenda no minimo a classificaçao SE, e recomenda o uso de mobil supermoto 4t classificaçao API 10w-40. podemos usar o SJ sem problema mas nao podemos usar um SD se encontrar. Abraços

Aditivo x Oleo

Data: 27/11/2011 | De: André

CARISSIMOS PROPRIETARIOS DESSAS MARAVILHOSAS, eu sou do time que nao coloca aditivo no oleo do motor da cb 400. Pois devemos lembrar que o oleo em questao nao lubrifica apenas o motor mas tambem o cambio e a embreagem. o aditivo em questao o bardal b12 foi desenvolvido para motores de automoveis e nao motocicletas. os carros tem oleo de cambio diferenciado e alem disso embreagem seca. olha so que arapuca. sem contar que os engenheiros niponicos desenvolveram esta joia da mecanica apos extensiva pesquisa e recomendam oleo com classificaçao especifica. os oleos de motores para moto 4t ja possuem aditivos proprios que garantem o funcionamento do conjunto motor/embreagem/transmissao.lembrem se de sempre trocar o oleo no periodo maximo de 6 meses ou antes se atingir o km, pois mesmo parado o oleo sofre a açao da condensaçao da agua dentro do motor, nao é piada, este minusculo comentario nao esgota o assunto, que é muito mais amplo, espero que ajude a galera a manter nossas meninas rodando muito , o site é muito bom e o serviço do andrauss fantastico parabens.

troca de oleo - aditivo

Data: 01/04/2011 | De: Luis Roseira

Guilherme, parabens pela site.
Galera, vou deixar minha opinião para vocês, ao fazer a troca de oleo, utilize principalmente oleo de qualidade. Ja vi oleo de classificação SE para venda em lojas e isso acaba com o motor. Tenho uma CB450, faço a troca (oleo e filtro) a cada 3000Km e adiciono "meio frasco" do aditivo Bulldog para motos. Este aditivo tem a finalizadade de diminuir o atrito das partes moveis do motor. Alem de melhorar o funcionamento, tambem fica mais silencioso e economico, mas não espere rendimento de Hornet pois eu utilizo este aditivo para aumentar a vida util do motor e creio vejo que esta funcionando.
Quanto ao motor começando a fumar, aditivo para engrossar o oleo é apenas para não passar vergonha, pois o motor ja esta pedindo uma verificação (talvez precise até de retifica!). No meu caso, passei por esta situação a 2 anos, abri o motor, verifiquei que as folgas estavam no limite, troquei os aneis e juntas, descarbonizei os pistões e camaras e remontei o motor. Faz 2 anos que rodo com ela sem abaixar o oleo e não tive nenhum problema. A unica coisa que não ficou 100% é que ao ligar a CB de manhã, ouço um leve bater de saia de pistão. Mas ate hoje viajo, acelero forte e posso afirmar, esta moto aguenta muito!!!!
Fico por aqui e espero sempre poder acrescentar algo neste site. Abraço

aditivo

Data: 04/05/2010 | De: fadel

coloco 300 ml de aditivo em todas as minhas motos e nunca tive problema , abri o motor de uma outra cb400 que tive tava com 176 mil kilometros , o motor ja tinha passado da fase de bate , tava apanhando , nem fez retifica no virabrequim , só nas camisas , comando /balanceiros/ cambio , só vendo perfeitos , troquei bronzinas , ajustei vendi ela com quase 40 mil kilometros nesses 176 mil só troquei a corrente de comando 2 vezes , porem vale lembrar oleo mobil e trocado na casa de 1500 a 2000 kilometros nunca mais que isso.

Troca de óleo - aditivo

Data: 25/04/2010 | De: Domingos Palves

Andraus... Tudo bem!? Obrigado pelo site. Me diga uma coisa, você recomendaria colocar aditivo no óleo da CB400. No caso seria o bardal b12.

Re:Troca de óleo - aditivo

Data: 25/04/2010 | De: Andraus

NUNCA!!!!

É preferível deixar a moto fumando, do que colocar aditivo para engrossar o óleo. Se você baixar o meu tutorial falando do balanceiro e câmbio, mostro as válvulas controladoras de fluxo de óleo que vai para os balanceiros e cabeçote. Usando um aditivo para engrossar o óleo, só prejudica a lubrificação do cabeçote com certeza danificando o comando e os balancins (este é uma das consequencias, pois existem várias!)

Espero ter ajudado!

Abraços!!

Re:Re:Troca de óleo - aditivo

Data: 27/04/2010 | De: Heys

Olá, primeiro gostaria de parabenizar pelo site, ficou muito legal. Gostaria de relatar que costumo colocar 200ml de Bardal no motor. Más fasso da seguinte forma: troco o oleo a cada 2 mil km e no primeiro mil km depois da troca que adiciono os 200ml de bardal. O motor roda suave. Tá show. Agora não recomendo de forma alguma colocar os 500ml de bardal no o´leo!
Outra coisa, ao adicionar os 200 ml eu coloco sempre com o motor quente pra ele misturar no oleo do motor. Na troca da até do pois o óleo sai amarelinho como novo..más ..... é ai que está o segredo da durabilidade dos nossos motores ! Só estou relatando o que faço na minha ....não me tomem como exemplo em rs rs rs rs .....
Abraços

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