Como escolher Óleo Lubrificante!

23/04/2010 09:21

Pessoal, queria deixar umas dicas para escolha do óleo para o motor de nossas Motocas!!! São muitas opções e poucas informações, então vou tentar ajudá-los!!! 


Qual a diferença entre óleo sintético e mineral???? 

O óleo sintético, como o próprio nome já diz, é concebido através de reação química e não de processamento do petróleo. Por esse motivo é um óleo onde se consegue baixa viscosidade (mais fino), enquanto o óleo mineral só consegue chegar no máximo 15W50 se não me engano. Quando você vê um óleo 5W30 mostra a viscosidade do óleo no momento da partida a frio do veículo. Quanto menor for o número, menor é o esforço para girar o motor e lubrificar todas as partes, pois se fosse um óleo comum, ele teria uma viscosidade muito grande a frio dificultando a fluidez prejudicando as partes móveis dos motores. Já o número à direita significa a viscosidade do óleo à temperatura de 100ºC, que corresponde a temperatura média do motor em funcionamento. 

O óleo mineral, possui as mesmas característas e propriedades de um óleo sintético, mas em faixa diferente. Ou seja, óleo mineral, vc só encontra na faixa de 15W50 pra cima, se não me engano, então a viscosidade dele a frio é maior do que o sintético, ou seja, flui com mais dificuldade, demorando mais para lubrificar o motor todo quando está frio (arg... eu tremo só de pensar nas válvulas raspando por falta de óleo!!) 

Para um motor "delicado" com um ajuste mais fino, precisamos de um óleo que flua mais rapidamente para uma melhor lubrificação! Então um óleo Sintético é melhor!! Agora se vc tem um fusca, já meio cansadinho, pode colocar um óleo mineral um pouco mais viscoso que vai atender beeemmmm o seu motor!!! 

Agora, como ESCOLHER o óleo!!! 

- VISCOSIDADE!! de preferência 15W50 ou algo do gênero!!! Pode ser mineral ou Sintético, o que manda é a VISCOSIDADE! O óleo sintético possui estrutura química totalmente compatível com óleo Mineral, mas o que mata é a viscosidade. MUITA ATENÇÃO NESSE PONTO!!!  

- DESEMPENHO!! Pessoal esse é o ponto MAIS importante que muita gente nem sabe que existe!!!! Na embalagem você vai ver escrito (TEM QUE ESTAR ESCRITO É NORMA!!) API (American Petroleum Institute que é o Instituto da norma) e as silgas SG SH SJ SK SL ou SM, que é a classificação de desempenho do óleo. O S significa Service e a outra letra é apenas uma graduação crescente no sentido do alfabeto. Mas o que isso significa? É o grau de Aditivação do óleo, que é composto por componentes para refrigerar e limpar o motor. Então o SG apresenta menos proteção do que o SH e assim por diante. Além disso é um item que indica que o óleo tem capacidade de manter as propriedades ao longo da quilometragem, ou seja, fica firme e forte no motor!!!! 


Bom, agora que aprendemos tudo sobre óleo, qual escolher???? 


Primeiro Óleo com API menor que SL, ESQUECE!!! muito fraquinho!!!! 

Viscosidade de preferncia 15W50 ou parecido. 

O que pode formar borra?

Bem, esta é uma questão muito abrangente, mas o fator principal para a formação da borra é a mistura de óleos incompatíveis em viscosidade. Dizem por aí que misturar Óleo Sintético com Mineral forma borra, enquanto na verdade o que forma a borra é a mistura de óleos de viscosidade diferente, ou seja, misturar um 15W40 com 20W50. 

Quero usar um óleo de viscosidade diferente da utilizada atualmente, como faço?

Não é dificil, mas vai levar 3 trocas de óleos para se completar. Pois a troca de óleo para uma viscosidade diferente da atual, deve ser feita de forma gradativa. Por ex. Se você utiliza um óleo 20W50 e quer usar um 15W50, na troca de óleo você deve colocar 2 litros do 20W50, e 1/2 litro do 15W50, no caso das CB´s e trocar o filtro também. Rodar uns 1000km e trocar novamente, mas aí inverte, compra 2 litros do 15W50 e 1/2 litro do 20W50, roda mais uns 1000km e depois faz a troca total, lembrando que é necessária a troca do filtro em todas as trocas realizadas! Assim sua moto trocará de óleo sem formar borra!