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Algumas Medidas Importantes!!!
Galera! Aqui estão algumas medidas importantes para os que se aventuram no mundo da mecânica da CB 400/450. Vou tentar simplificar os pontos importantes ao máximo, mas as vezes a coisa é complexa!
Comando de Válvulas
O Comando de Válvulas é responsável pela abertura e fechamento das válvulas, ou seja o desempenho da motoca depende diretamente dessa pecinha e os componentes que trabalham em conjunto. Quando temos um comando gasto ou empenado, não temos a eficiência necessária para o desempenho da motoca.
Na Figura vemos alguns pontos destacados.
A medida 'A' tem diferença nos modelos CB 400 I e II, CB 450 e CBR 450
Medida A (Ressalto do Comando)
CB 400 I e II
Admissão: 37,280 - 37,440
Escape: 37,313 - 37,473
CB 450
Admissão: 37,008 - 37,208
Escape: 37,040 - 37,240
CBR 450
Admissão: 37,028 - 37,188
Escape: 37,060 - 37,220
Medida B e D (Ø Externo do Comando)
As Folgas entre o comando de válvulas e os mancais do comando, por padrão deverá estar entre 0,040 - 0,191 (Medida B) e 0,090 - 0,191 (Medida D)
É muito importante analisar toda a superfície do Comando de Válvulas, pois este deverá estar bem retificado para não ter desgaste prematuro.
Lembrando que essas são as medidas padrão e não limites de uso!
Diagrama de Abertura e Fechamento das Válvulas
Galera! Esse diagrama traduz quando a válvula começa abrir e termina de fechar. Espero que esteja bem simplificado para entendimento de todos!
Esse é o Diagrama que eu fiz do tempo de Abertura e Fechamento das Válvulas da CB 400. Na Fase de Admissão (Azul) a Válvula começa a abrir quando o comando estiver à 10° Antes do Ponto Morto Superior e termina de fechar à 35° Depois do Ponto Morto Inferior. Para a Exaustão é a mesma coisa, ela começa a abrir quando o comando estiver à 40° Antes do Ponto Morto Inferior e termina de fechar quando estiver à 10° Depois do Ponto Morto Superior. Lembrando que no ponto médio de cada período de abertura é o Ponto Máximo de Abertura das Válvulas.
Se o Comando estiver desgastado, poderá acabar atrasando o ponto de abertura e fechamento, assim como o ponto máximo de abertura não ter a abertura total necessária para uma alimentação correta.
Comando de Válvulas
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Novo comentário
Artigos Técnicos
Como escolher Óleo Lubrificante!
23/04/2010 09:21Tópico: Artigos Técnicos
oleo na hornet
Data: 17/10/2012 | De: valmir
tenho uma hornet 2011 o manual manda por oleo 10w30, mas eu acho muito fino gostaria de usar um oleo 15w50 posso usar ou vai dar algum problema?
ADITIVO X OLEO II
Data: 27/11/2011 | De: André
GALERA DA UMA OLHADA NESTE LINK https://r19club.com/catalogos/classificacao-dos-oleos-lubrificantes-parte-1/, ele esclarece muito sobre classificaçao de oleo lubrificante, o manual da cb 400/ 400II de 1983 diz para utilizar um oleo de boa qualidade que atenda no minimo a classificaçao SE, e recomenda o uso de mobil supermoto 4t classificaçao API 10w-40. podemos usar o SJ sem problema mas nao podemos usar um SD se encontrar. Abraços
Aditivo x Oleo
Data: 27/11/2011 | De: André
CARISSIMOS PROPRIETARIOS DESSAS MARAVILHOSAS, eu sou do time que nao coloca aditivo no oleo do motor da cb 400. Pois devemos lembrar que o oleo em questao nao lubrifica apenas o motor mas tambem o cambio e a embreagem. o aditivo em questao o bardal b12 foi desenvolvido para motores de automoveis e nao motocicletas. os carros tem oleo de cambio diferenciado e alem disso embreagem seca. olha so que arapuca. sem contar que os engenheiros niponicos desenvolveram esta joia da mecanica apos extensiva pesquisa e recomendam oleo com classificaçao especifica. os oleos de motores para moto 4t ja possuem aditivos proprios que garantem o funcionamento do conjunto motor/embreagem/transmissao.lembrem se de sempre trocar o oleo no periodo maximo de 6 meses ou antes se atingir o km, pois mesmo parado o oleo sofre a açao da condensaçao da agua dentro do motor, nao é piada, este minusculo comentario nao esgota o assunto, que é muito mais amplo, espero que ajude a galera a manter nossas meninas rodando muito , o site é muito bom e o serviço do andrauss fantastico parabens.
troca de oleo - aditivo
Data: 01/04/2011 | De: Luis Roseira
Guilherme, parabens pela site.
Galera, vou deixar minha opinião para vocês, ao fazer a troca de oleo, utilize principalmente oleo de qualidade. Ja vi oleo de classificação SE para venda em lojas e isso acaba com o motor. Tenho uma CB450, faço a troca (oleo e filtro) a cada 3000Km e adiciono "meio frasco" do aditivo Bulldog para motos. Este aditivo tem a finalizadade de diminuir o atrito das partes moveis do motor. Alem de melhorar o funcionamento, tambem fica mais silencioso e economico, mas não espere rendimento de Hornet pois eu utilizo este aditivo para aumentar a vida util do motor e creio vejo que esta funcionando.
Quanto ao motor começando a fumar, aditivo para engrossar o oleo é apenas para não passar vergonha, pois o motor ja esta pedindo uma verificação (talvez precise até de retifica!). No meu caso, passei por esta situação a 2 anos, abri o motor, verifiquei que as folgas estavam no limite, troquei os aneis e juntas, descarbonizei os pistões e camaras e remontei o motor. Faz 2 anos que rodo com ela sem abaixar o oleo e não tive nenhum problema. A unica coisa que não ficou 100% é que ao ligar a CB de manhã, ouço um leve bater de saia de pistão. Mas ate hoje viajo, acelero forte e posso afirmar, esta moto aguenta muito!!!!
Fico por aqui e espero sempre poder acrescentar algo neste site. Abraço
aditivo
Data: 04/05/2010 | De: fadel
coloco 300 ml de aditivo em todas as minhas motos e nunca tive problema , abri o motor de uma outra cb400 que tive tava com 176 mil kilometros , o motor ja tinha passado da fase de bate , tava apanhando , nem fez retifica no virabrequim , só nas camisas , comando /balanceiros/ cambio , só vendo perfeitos , troquei bronzinas , ajustei vendi ela com quase 40 mil kilometros nesses 176 mil só troquei a corrente de comando 2 vezes , porem vale lembrar oleo mobil e trocado na casa de 1500 a 2000 kilometros nunca mais que isso.
Troca de óleo - aditivo
Data: 25/04/2010 | De: Domingos Palves
Andraus... Tudo bem!? Obrigado pelo site. Me diga uma coisa, você recomendaria colocar aditivo no óleo da CB400. No caso seria o bardal b12.
Re:Troca de óleo - aditivo
Data: 25/04/2010 | De: Andraus
NUNCA!!!!
É preferível deixar a moto fumando, do que colocar aditivo para engrossar o óleo. Se você baixar o meu tutorial falando do balanceiro e câmbio, mostro as válvulas controladoras de fluxo de óleo que vai para os balanceiros e cabeçote. Usando um aditivo para engrossar o óleo, só prejudica a lubrificação do cabeçote com certeza danificando o comando e os balancins (este é uma das consequencias, pois existem várias!)
Espero ter ajudado!
Abraços!!
Re:Re:Troca de óleo - aditivo
Data: 27/04/2010 | De: Heys
Olá, primeiro gostaria de parabenizar pelo site, ficou muito legal. Gostaria de relatar que costumo colocar 200ml de Bardal no motor. Más fasso da seguinte forma: troco o oleo a cada 2 mil km e no primeiro mil km depois da troca que adiciono os 200ml de bardal. O motor roda suave. Tá show. Agora não recomendo de forma alguma colocar os 500ml de bardal no o´leo!
Outra coisa, ao adicionar os 200 ml eu coloco sempre com o motor quente pra ele misturar no oleo do motor. Na troca da até do pois o óleo sai amarelinho como novo..más ..... é ai que está o segredo da durabilidade dos nossos motores ! Só estou relatando o que faço na minha ....não me tomem como exemplo em rs rs rs rs .....
Abraços