Atualização da Restauração!!!

Bem galera!! Estive meio atarefado com uma CB que estou restaurando o motor, de um cliente, e acabei deixando a minha meio de lado! 

 

Bom... a Junta da Bomba de óleo tive que comprar outra, pois a que veio no jogo lá dos EUA, é diferente. O modelo da moto que está na embalagem é a Hawk e acredito que a bomba de óleo seja menor. Segue as fotos

Aqui dá para ver além da diferença de tamanho (esquerda é a importada e a da direita é a da Vedamotors) dá para notar também a diferença de qualidade que é gritante!!!

E aqui está o motor com a parte de baixo já fechada, só esperando a pintura do quadro ficar OK para começar a montagem!

Aqui o motor já montado com a embreagem e bomba de óleo!

Por outro ângulo!!

 

Aqui agora é o quadro que estou retirando a tinta com removedor! Para quem quer se aventurar já aviso, dá trabalho... e MUITO!!! Como eu queria ter uma cabine de Jato de areia, para facilitar a coisa!! Mas tá aí uma fotinho depois da primeira passada de removedor... ainda acho que vai umas duas!

 

 

Sem falar a sujeira que faz!!!

 A Restauração da Motoca

Galera!! Vou colocar aqui, algumas fotos da minha CB! No quando comprei, a moto estava boa até... tinha algumas coisinhas para fazer, era uma CB 1980, cor Café, com as faixas da CBII e estava relativamente bonita! A partida elétrica às vezes funcionava, o farol estava meio tortinho, tinha percebido que a moto já tinha sido batida, mas sem galho! Um dia indo para a faculdade uma velha com um golzinho 84 me acertou na lateral que amassou todo o tanque, aí fiz uma funilaria básica, e meti um spray preto (na época a grana era extremamente curta!!) e ficou com essa cara mais ou menos!

Essa era o jeitão da minha CB depois de ter que fazer uma reforminha no tanque que ficou uma meleca! Aí já colei um monte de adesivos que ficou bem louca a motoca!

Depois de desmontar tudo, fazer um levantamento de tudo que precisa ser feito na motoca, compra de algumas peças, tintas e etc.. comecei a reforma do motor. Resolvi fazer a retífica do cilindro e do cabeçote em casa mesmo, comprei as ferramentas de Brunir e instalar e remover guias de válvulas. O resto é cálculos e ajustes!

Essa é minha motoca hoje! Tudo desmontado, espalhado no chão, mas muita coisa daí não vai ser usado mais. As curvas de escabe, cilindro interno da suspensão, tanque, carenagens, abafador, paralama traseiro, setas, lanterna traseira, etc... O quadro ainda vai ser pintado, assim como balança traseira, e todas as peças que são pretas.

Aqui é o cilindro durante o brunimento das camisas. tem que trabalhar nas camisas e medir o ajuste, constantemente, para que não tenha perigo de ficar fora de medida. Aí o lado esquerdo já está pronto. Na furadeira de Bancada, que está adaptada direto na bancada mesmo, está a ferramenta brunidora. Abaixo o Cilindro em detalhe, o lado esquerdo já brunido, e o direito ainda na medida anterior.

O cilindro já pronto e pintado. Ainda falta fazer a retífica da face de cima, essa parte eu vou deixar para a montagem final, para não ter oxidação da camisa ou do alumínio. Abaixo o Cabeçote com as máscaras, e todos os furos tampados, para não serem pintados. Ainda falta instalar as guias, e fazer a rondagem das válvulas novas.

Carcaça Superior do motor já pintada também. Só aguardando a tinta secar para a segunda demão.

Aspecto do Cabeçote depois de pintado! E abaixo a Carcaça superior do motor, também já pintado!!

Aqui a cara mais ou menos como vai ficar a coisa! Abaixo é o mesmo aspecto à sombra!

Aqui são algumas peças adquiridas, para a minha restauração.

Virabrequim já retificado, foi para 0,50mm Mancais e Bielas. Já fiz a verificação, os mancais fixos central e engrenagem da bomba de óleo estão com 0,02mm de folga e o do lado do estator está com 0,018mm de folga. Já os Mancais das Bielas estão com 0,02mm as duas!

Aqui o retentor do Virabrequim original!!

Aqui as Bronzinas. Esse ponto foi interessante, pois fui para São Paulo falar em algumas lojas de restaurações, e eles me disseram a mesma coisa. O Fabricante de bronzinas IZUMI, é a LLE que também fabrica as bronzinas LLE e TOKO. Pedi para ver as três marcas, e realmente não tem diferença nenhuma, se não viessem gravadas, seria impossível de diferenciar uma e outra. Então Resolvi fazer um teste. Comprei as Bronzinas das Bielas LLE e dos mancais fixos Izumi. Daqui um tempo vou desmontar para verificar o desgaste!

As Bielas já com as bronzinas posicionadas, aguardando a montagem.

Comando de Luz esquerdo, um achado!! Em excelente estado!! Mas ainda vai passar por uma restauração, pintado (pintura eletrostática) para ficar 0km

Comando de Luz direito, nas mesmas condições que o esquerdo, e vai passar pelo mesmo processo que o esquerdo.

Painel, com 41054km originais! Excelente estado também, e vai passar por restauração, onde vou revitalizar os visores e as inscrições. As carcaças serão hidratadas para recuperar a cor original!.

Abaixo é o Jogo de Juntas da marca Vesrah, que pelas minhas andanças pela internet pesquisando, li em praticamente todos os lugares dizendo que essas juntas são superiores ou no mínimo mesma qualidade às originais. A maioria das restauradoras americanas, usam essas juntas... Vamos ver o desempenho!

Aqui estão as vedações do motor, retentores, o´rings etc..

Junta da Tampa do Cabeçote

Junta do cabeçote. Infelizmente não tem como eu passar para vocês as textura da junta, mas posso lhes garantir que é de excelente qualidade, bem macia, e todas grafitadas, com um acabamento excelente!

Junta do cilindro. Notem a diferença das Juntas que temos no brasil, para os canais de óleo. Esse jogo de juntas é da CB 400 Hawk. É o mesmo motor da nossa CB 400, mas o duto de óleo do lado do sensor de óleo é diferente, mas não deve ter problema algum... vamos ver!

Junta da Tampa da embreagem.

Junta da Tampa do estator.

A junta da Bomba de óleo, que muitos nem sabem que existe. Sem essa junta pode vazar pressão pela bomba de óleo prejudicando a lubrificação do motor!

Galera!! Mais atualizações e montagens no motor da minha motoca!!!

Este final de semana comprei algumas peças, veremos logo mais abaixo. Infelizmente não pude concluir a montagem, pois a junta da bomba de óleo (esta que vocês veem acima), não serve na bomba das CBs que vieram para o Brasil! Então vou ter que comprar nova.

Aqui temos o Retentor do Pinhão que comprei da Sabó mesmo, pois é de excelente qualidade e serve perfeitamente para a CB 400! Além disso, comprei também o Retentor interno do Pinhão, achei em um cara que tem umas peças para motos antigas, podem ver a embalagem original!! Comprei também o Anel de Vedação do duto de óleo para o filtro, e da tampa do filtro de óleo.

Aqui temos o Retentor original em detalhe!

Todas as peças separadas para a montagem!

Mais detalhes!

Carcaça prontinha para receber todas as pelas limpinhas e OK!!!

No detalhe, o Balanceiro e Bomba de óleo!

Mancal, Embreagem, Acionador do Câmbio e Engrenagem de Partida.

Aqui já está a válvula reguladora de pressão e as bronzinas, tudo montado com óleo novo para lubrificação durante a montagem. Além disso é óleo sintético!

Dispositivo ultra moderno, e novidade no mercado, para aplicação de óleo em montagens.

Virabrequim, com placa de partida, engrenagem e retentor já posicionados para montagem.

Virabrequim já colocado com a corrente de comando para a montagem do mancal.

Peças para montagem do Balanceiro

Cambio, Balanceiro, Bomba de óleo (apenas para teste), Pescador, Engrenagem Virabrequim, tudo instalado pronto para fechar, mas infelizmente vai ficar para próximo final de semana. A bronzina solta que aparece na foto é velha tá!! Não esqueci fora não! eheheh

 

Pessoal!!! Nesta seção vocês vão encontrar as fotos de todas as transformações da motoca!!! Ainda também a restauração como um todo.

 

Ela estava mais ou menos com esse aspecto antigamente

 

 

Espero que vocês gostem, pois minha meta é a moto ficar com esse aspecto!

 

 

Tópico: O que acharam da idéia???

Interruptor luz do freio de mãoCB400 81

Data: 23/04/2012 | De: Sálvio Roberto Oliveira

Preciso encontrar o interruptor da luz do freio de mão da cb 400 81

cb 400

Data: 29/09/2011 | De: Alexandre

cara fico muito feliz vc esta realmente de parabens .... pois tenho uma cb400II q foi passado de pai para filho no caso eu sou o filho meu pai tirou zera... so acho o foda assim como eu e vc q somos detalhista em comprar peças originais sofremos muito kkkkkkkkkkkk com oportunistas .... mas valewwww um abraço ....

ajuda...

Data: 17/08/2011 | De: Fernando

Olá Guilherme, parabens pelo seu trabalho de restauração e o de informação. Tenho uma cbr 450 sr 1990 e gostaria de saber se voce tem dicas de onde conseguir peças..algum site, minha moto esta perfeita porém gosto de ter algumas peças em casa para quando ela der problema!
Abraço
Parabens.

Re:ajuda...

Data: 16/03/2012 | De: RONY

TENHO PEÇAS DE CBRS ORIGINAIS A VONTADE MEU AMIGO, ALGUMAS NA MÃO E OUTRAS SOB ENCOMENDA. CASO PRECISE FAÇA CONTATO OK? RVV_450@HOTMAIL.COM

sobre a moto

Data: 21/06/2011 | De: jair

fico muito loka essa cb

bronzinas....

Data: 06/12/2010 | De: shmapoo

Belo trabalho!!!Estou com um problemão, vi na foto as bronzinas instaladas , como faço pra instalar elas em casa pois até agora não achei retifica que aceite fazer o serviço aqui no ES.

motos

Data: 01/12/2010 | De: joao

ola!boa noite gostaria de saber sobre sua maquina de brunidora,colega estou tentando montar uma com uma furadeira de bancada,igual a sua q vi nas fotos,sou do pr e estou com dificuldades p/achar um torneiro q faça uma adaptaçao p/mim pode me dar alguma ideia meu email é taninha_flor@hotmail.com se puder me ajudar fk grato tenha uma boa noite.

Restauração

Data: 10/06/2010 | De: Artigas

Me parece que tá ficando tudo JP!!!
Parabens!
TFA

Restauração

Data: 05/06/2010 | De: Tadeu Martins

Porra Guilherme, você está de parabéns!
Um forte abraço.

Re:Sua restauração

Data: 27/05/2010 | De: Luís Fernando Richter

Fala Guilherme! Fiquei impressionado, é um trabalho de artesão muito bem feito. Parabéns.

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